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BEM ESTAR FÍSICO E MENTAL
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TREINAMENTO FUNCIONAL
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PRATICA DE ESPORTE E QUALIDADE DE VIDA
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RECREAÇÃO KIDS
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MUDE SEU ESTILO DE VIDA
"A DIFERENÇA ENTRE TER ALGUM RESULTADO E O RESULTADO QUE VOCÊ QUER ESTÁ NO DETALHE"

Nos últimos anos, o número de idosos cresceu significativamente, atingindo, nos dias atuais, um contingente nunca visto. Informações do Ministério da Saúde sugerem que, em 2025, o Brasil será o 6º país com maior número de pessoas idosas do mundo. Acredita-se que, até 2020, a população de idosos no país aumentará aproximadamente 175%, que corresponde, em números absolutos, a uma população de aproximadamente 28 milhões de pessoas.

Se, o número de idosos e a longevidade estão aumentando, significa que o sistema de vida da terceira idade pode estar tendo diversas mudanças, podendo até ser um indicativo de melhora na qualidade de vida. Por outro lado, o processo de envelhecimento além de estar atrelado à longevidade, também pode estar atrelado ao declínio nas capacidades funcionais e na independência do idoso.

Com o envelhecimento, a tendência é que as pessoas se tornem cada vez menos ativas, com base na ideia equivocada de que o exercício (esforço) é uma tarefa apenas para os jovens.

Mas, vamos driblando esse preconceito aí, minha gente…

Olhem o que a atividade física pode promover, em qualquer idade, mas em especial, para o público da terceira idade, conforme o resumo a seguir (SBME e SBGG, 1999) :

Aumento do VO2 máx (capacidade cardiorrespiratória);
Maiores benefícios circulatórios periféricos;
Aumento da massa muscular;
Melhor controle da glicemia;
Melhora do perfil lipídico (colesterol e triglicerídios);
Redução do peso corporal;
Melhor controle da pressão arterial de repouso;
Melhora da função pulmonar;
Melhora do equilíbrio e da marcha;
Menor dependência para realização de atividades diárias;
Melhora da autoestima e autoconfiança;
Significativa melhora na qualidade de vida.

Um dos principais benefícios do treinamento aeróbio é a diminuição dos riscos para doenças cardiovasculares. Sua aplicabilidade para a melhoria das AVD’s ( Atividades de Vida Diária) é pequena, em se tratando do aumento da densidade mineral óssea, somente será benéfico se houver impacto. É uma prescrição relativamente simples e deve abordar os seguintes aspectos:

Intensidade: Quando houver teste ergométrico, deve estar entre 50% a 80% da FCres, dependendo do estado de treinamento. Na ausência de teste específico, pode-se ainda utilizar uma escala de sensação de esforço, desde que a intensidade permaneça em um ponto consideravelmente abaixo do máximo de esforço.
Duração: Deve estar compreendida entre 20 a 60 min, podendo ser realizada de forma contínua ou em intervalos. Frequência semana pode ser entre 3 a 4 vezes de preferência em dias alternados.

A perda da flexibilidade com o aumento da idade pode elevar as chances de queda e, consequentemente, comprometer a qualidade de vida. Por isto, deve ser incluído em um programa de exercícios físicos do idoso. Recomendações:

Tipo de alongamento: o alongamento estático passivo é o mais seguro, por isto, é o mais utilizado em pessoas idosas;
Intensidade: o exercício de alongamento deve ser conduzido até uma amplitude próxima da máxima;
Duração: tempo entre 10 e 30 segundos parece ser suficiente para possibilitar resultados significativos. Frequência semanal mínimo sugerida é de 3 vezes;
Número de séries: Não estabelecido. Normalmente, são prescritas até 3 séries para cada alongamento;
Quantidade de exercícios: Em idosos, o grupo muscular solicitado é mais importante do que a quantidade de exercícios. Nesse sentido, a ênfase maior deve estar nos membros inferiores e na musculatura posterior do tronco.
P.S = Qualquer prescrição de treinamento deve ser feita após criteriosa avaliação médica e física.

Referências bibliográficas:

DIAS, R. M. R., GURJÃO, A L D, MARUCCI, M.F.N. Benefícios do treinamento com pesos para aptidão física de idosos. Disponível em: http://actafisiatrica.org.br/v1%5Ccontrole/secure/Arquivos/AnexosArtigos/92CC227532D17E56E07902B254DFAD10/editoracao_vl_13_n_02_9095.pdf Acesso em: 23 de junho de 2011

POLITO, M.D. Prescrição de exercícios para a qualidade de vida. São Paulo – Phorte, 2010.

TEIXEIRA, C.V.L.S.; GUEDES JR. D.P. Musculação: perguntas e respostas: as 50 dúvidas mais freqüentes nas academias. São Paulo: Phorte Editora, 2010.